
Terceiro ano não tem impressões 'apenas' sobre o ritmo de estudo e as cobranças tem em relação ao resto da escola, fazendo uso das palavras da Coordenadora de Linguagens 'Dentro da nossa escola tem duas escolas praticamente; a do 1º e 2º ano e a do 3º que é diferente de todo resto.'
E é mesmo, por mais anti social que fosse no 2º ano eu pelo menos conhecia a cara das pessoas do primeiro ano, agora não sei nada nem ninguém, não vejo ninguém que não terceiro ano e no almoço ainda, fora os professores e bibliotecários.Isso não faz realmente diferença, ou falta, mas simboliza bem que estamos excluídos e justifica porque sempre que o ano 'virava' terceirão ficava indisponível, chato, marrento...Na dura e fria realidade só lembramos que existe o resto da escola no interclasses quando o terceiro desce com sua imponência/prepotência para ganhar todos os jogos disputados, levar o troféu, intimidar os outros anos com sua presença.E o resto da escola também só lembra de nós nesses dias, ou quando vai ter aula de artes, usar o lab. de informática ou a biblioteca e tem até medo de respirar mais alto no nosso andar e são recomendados a não fazê-los mesmo, a, como me esqueci?Tem aquele dia também, como feriado religioso, que o terceiro antes do primeiro vestibular se reúne na rampa e pula como um bando de babuínos gritando seu grito de guerra e chacoalha tudo e toda escola sabe que estamos ali.
Terceiro ano pela hierarquia que ninguém fala mas sabe que existe está no topo da mesma ; se alguém vê um terceiranista: abre passagem! E nós não nos importamos com isso, ou com aqueles olhares de canto de olho amedrontados, nem fazemos questão de não enfatizar que a escola é 'nossa' e sim de que é 'do terceiro'. E não há quem tenha coragem de sentar 'nos lugares' que predefinimos nos ônibus para nós.Seja na frente ou no fundo, o resto se acomoda como dá.
E véspera de prova de terceiro ano?Silencio, respeito profundo pela situação do próximo.Luzes acesas no ónibus, para estudar.É vida de terceiro...E há de quem quebrar essas regras, todo o terceiro ano fala mal, ué!Tem de estudar esses vagabundos! Porque esqueçemos o quanto cansava fazer décadas ou se acostumar a rotina de primeiro ano, terceiro ano é o umbigo da escola -ou assim acha.
São apenas impressões é claro, e podem ser alteradas(...)
